Endoscopia em montes claros:

veja como fazemos na gastrus

O que é a endoscopia?

endoscopia-montes-claros-1

A endoscopia pode ser definida como um procedimento médico que, por meio de um tubo flexível bem fininho com uma câmera na ponta, investiga ao vivo imagens das cavidades ocas do corpo.

Na prática utiliza-se esse termo para se referir à endoscopia digestiva alta, que é um exame que focado no aparelho digestivo, do esôfago ao duodeno, passando pelo estômago.

Esse exame é muito usado para identificar uma causa para algum desconforto abdominal, tais como dor, náusea, vômitos, queimação, refluxo ou dificuldade para engolir, por exemplo.

Existem também procedimentos que podem ser feitos dentro da endoscopia, tais como a polipectomia ou a mucosectomia. Nesses casos, ela funciona como tratamento da enfermidade.

O que você verá aqui:

Vamos lá!

Como é feito o exame

gastroenterologista-montes-claros-h-pylori

No dia anterior

Para qualquer exame de endoscopia é necessário que o paciente se prepare comendo alimentos específicos e tomando algumas medicações, mas não é nada complicado ou caro e pode ser feito em casa. 

Por isso, quando o exame é marcado nós passamos as orientações via telefone ou em papel. Em caso de dúvida, nossa equipe estará disponível para te atender. Você também pode acessar o preparo por esse link sempre que precisar.

No dia do exame

Com o preparo certinho, chega a hora do exame. Levamos o paciente para sala de endoscopia, onde ele terá total privacidade e pode trazer um acompanhante, e o deitamos de lado. Colocamos um anestésico na garganta para garantir o conforto durante o exame e também facilitar a passagem do aparelho de endoscopia. 

Devido ao uso do anestésico o exame não dói, e em alguns casos também podem ser usados sedativos para fazer o paciente relaxar e dormir – crianças, por exemplo. Seguimos as normas da ANVISA para monitorar e garantir a segurança do paciente, e utilizamos os sedativos mais modernos do mercado.

Após esse início, um pequeno objeto de plástico é colocado na boca do paciente para que ela se mantenha aberta e para facilitar a passagem do aparelho de endoscopia. Para melhorar as imagens registradas o aparelho soltar ar durante o exame, o que pode causar a sensação de estômago cheio.

Após o exame

Quando o exame termina, damos comida e orientações aos pacientes. Aqueles que precisam de um tempo a mais para se recuperar são levados para uma sala de descanso. Lá permanecem em conforto até serem liberados na presença do acompanhante

Por fim, alguns dias após o exame ligamos para o paciente para conferir se ele seguiu com os próximos passos do tratamento. Para pacientes que realizaram procedimentos terapêuticos – tais como mucosectomia ou polipectomia – passamos também o telefone pessoal do médico responsável para qualquer emergência após o exame. 

Fazemos assim na Gastrus porque nosso objetivo é garantir o conforto e a segurança de nossos pacientes durante todo a sua experiência aqui: antes, durante e depois do exame.

Possíveis riscos da endoscopia

endoscopia-montes-claros-fistulectomia-anal

Complicações durante o exame de endoscopia são raras e ocorrem principalmente após os procedimentos terapêuticos, que são mais demorados.

Em geral, elas acontecem por causa de reações alérgicas aos medicamentos utilizados e à presença de problemas nos pulmões ou no coração. É por isso que antes de todos os nossos exames entrevistamos os pacientes sobre essas questões.

Portanto, se após o procedimento surgir algum incômodo não esperado, pode contatar o nosso médico que te atendeu imediatamente. Dessa forma te orientamos e garantimos a sua segurança.

Principais procedimentos feitos na Gastrus

  • Duração: 30 minutos

É o exame que explicamos aqui, onde o tubo da endoscopia acessa o corpo pela garganta. Ele pode ser apenas investigativo, e então é mais rápido e serve para registrar as imagens necessárias para o seu tratamento, ou pode ser terapêutico. 

Se for necessário uma intervenção terapêutica, além da endoscopia também será feito algum dos procedimentos abaixo.

  • Duração: 60 minutos 

Esse procedimento terapêutico consiste na retirada dos pólipos, que são lesões que podem virar câncer. Para ser feito, são necessárias pinças e outros materiais específicos que entram no custo do exame e variam de um paciente para o outro.

  • Duração: 60 minutos

A mucosectomia é uma técnica que permite a remoção de lesões nas camadas superficiais da parede do tubo digestivo (camada mucosa e parte da submucosa), prevenindo o câncer. Dessa forma evitamos a necessidade de cirurgia.

A principal diferença em relação a polipectomia é que a mucosectomia é uma técnica para lesões maiores e mais profundas.

  • Duração: Variável, depende do caso

Os corpos estranhos são objetos ingeridos que podem ficar presos no aparelho digestivo, podendo causar vários tipos de complicações, inclusive perfurações.

Nessa situação cada caso é único, e o nosso médico fará uma avaliação inicial para definir a melhor forma de tratar. A maioria dos casos é resolvida com medicação ou endoscopia, mas dependendo da gravidade será necessário encaminhar a um hospital.

 

  • Duração: 60 minutos

Esse procedimento tem como objetivo dilatar alguma parte do tubo digestivo que está com a sua circunferência reduzida, que é chamado de estenose.

  • Duração: 60 minutos

Os sangramentos digestivos podem ser graves e devem ser tratadas o mais rápido possível. O médico dirá qual é o melhor tratamento, visto que existem várias opções.

Após o procedimento, o paciente deve ficar em observação para ver se ainda há algum risco.

  • Duração: 60 minutos

Varizes são veias que estão com o seu tamanho aumentado, bem acima do normal. Como estão com a pressão sanguínea maior que o normal, podem ser muito perigosas se começarem a sangrar, e geralmente são indícios de um problema mais crônico – como cirrose, por exemplo. 

Existem diferentes técnicas endoscópicas para tratar as varizes, que irão variar caso a caso.

Preparo da endoscopia digestiva alta

Para os casos de crianças, pacientes com bolsa de colostomia ou procedimentos terapêuticos – polipectomia, mucosectomia, remoção de corpo estranho, etc – o preparo é personalizado, então marcamos primeiro uma avaliação com nosso médico para depois realizar o exame.

Como marcar uma consulta com a Gastrus

Para marcar uma consulta com a Gastrus basta ligar para nossa equipe que um de nossos atendentes irá te ajudar.

Os convênios para a consulta de endoscopia são:

  • IPSM
  • COPASA
  • CEMIG
  • Correios
  • Bradesco
  • Santa Casa
  • Cassi
Para mais informações sobre os nossos médicos, conheça a equipe de endoscopia da clínica Gastrus.

Como marcar uma endoscopia com a Gastrus

Assim como para marcar uma consulta, para marcar uma endoscopia com a Gastrus é só ligar para nossa equipe que um de nossos atendentes irá te ajudar.

Os convênios para o exame de endoscopia são:

  • IPSEMG
  • IPSM
  • COPASA
  • CEMIG
  • Correios
  • Bradesco
  • Santa Casa
  • Cassi
Para mais informações sobre os nossos médicos, conheça a equipe de endoscopia da clínica Gastrus.

Ficou alguma dúvida? Fale com a gente!