retossigmoidoscopia em montes claros:

veja como fazemos na gastrus

O que é a retossigmoidoscopia?

endoscopia-montes-claros-hemorroidectomia-1

A retossigmoidoscopia é um exame utilizado para o diagnóstico das doenças que estão na porção final do intestino grosso. É possível avaliar a mucosa do reto e sigmoide, verificar a presença de câncer retal, pólipos intestinais, divertículos em sigmoide, colites, diagnosticar amebíase através de biópsia de reto, dentre outros diagnósticos. 

Para a realização desse exame há duas opções de aparelho: retossigmoidoscópio rígido ou flexível. A diferença entre os dois é que o flexível é mais sofisticado que o rígido, e portanto permite a realização de fotos durante o exame, maior alcance e menor desconforto. 

Por outro lado, a opção flexível precisa de preparo enquanto que a rígida não.

O que você verá aqui:

Vamos lá!

Como é feito o exame

endoscopia-montes-claros-mucosectomia-1

No dia anterior

Para o exame de retossigmoidoscopia flexível é necessário que o paciente se prepare comendo alimentos específicos e tomando algumas medicações, mas não é nada complicado ou caro e pode ser feito em casa.

Por isso, quando o exame é marcado nós passamos as orientações via telefone ou em papel. Em caso de dúvida, nossa equipe estará disponível para te atender. Você também pode acessar o preparo por esse link sempre que precisar.

Para o exame de retossigmoidoscopia rígido não é necessário preparo no dia anterior.

No dia do exame

Com o preparo certinho, chega a hora do exame. Levamos o paciente para sala de exame, onde ele terá total privacidade e pode trazer um acompanhante, e o deitamos de lado.

Então o médico realiza um toque retal com dedo lubrificado por xilocaína gel, que é um anestésico local. O intuito do toque retal é identificar massas palpáveis e relaxar os esfíncteres anais para que o exame seja o menos desconfortável possível.

Após o toque retal é introduzido o retossigmoidoscópio para realização do exame.

Após o exame

Quando o exame termina, damos comida e orientações ao paciente. Como não há sedação ou anestesia, o paciente termina o exame já pronto para voltar as suas atividades normalmente. 

Por fim, alguns dias após o exame ligamos para o paciente para conferir se ele seguiu com os próximos passos do tratamento. Para pacientes que realizaram procedimentos diagnósticos – tais como testes de cultura ou biópsias – passamos também o resultado dos testes. 

Fazemos assim na Gastrus porque nosso objetivo é garantir o conforto e a segurança de nossos pacientes durante todo a sua experiência aqui: antes, durante e depois do exame.

Possíveis riscos da retossigmoidoscopia

ultrassom-abdomen-montes-claros

Complicações durante o exame de retossigmoidoscopia são extremamente raras, principalmente por ser um exame diagnóstico.

O mais comum é ocorrer pequenos sangramentos nas fezes se for feito alguma biópsia, mas isso não é motivo de preocupação.

Em qualquer situação, pode contatar nossa equipe que iremos te orientar.

Preparo da retossigmoidoscopia

Retossigmoidoscopia Rígida não precisa de preparo.

Como marcar uma consulta com a Gastrus

Para marcar uma consulta com a Gastrus basta ligar para nossa equipe que um de nossos atendentes irá te ajudar.

Os convênios para a consulta de retossigmoidoscopia são:

  • IPSM
  • COPASA
  • CEMIG
  • Correios
  • Bradesco
  • Santa Casa
  • Cassi
Para mais informações sobre os nossos médicos, conheça a equipe da clínica Gastrus.

Como marcar uma retossigmoidoscopia com a Gastrus

Assim como para marcar uma consulta, para marcar uma retossigmoidoscopia com a Gastrus é só ligar para nossa equipe que um de nossos atendentes irá te ajudar.

Os convênios para o exame de retossigmoidoscopia são:

  • IPSEMG
  • IPSM
  • COPASA
  • CEMIG
  • Correios
  • Bradesco
  • Santa Casa
  • Cassi
Para mais informações sobre os nossos médicos, conheça a equipe da clínica Gastrus.

Ficou alguma dúvida? Fale com a gente!