Azia na hora de dormir: 4 dicas para uma noite tranquila

A sensação ardente da azia não é apenas desconfortável. Se você a sente com frequência durante a noite, pode afetar bastante a qualidade do seu sono. Por consequência, você ficará mais cansado durante o dia. 

Para se ter uma ideia desse impacto, pesquisas revelaram que adultos com azia noturna são mais propensos a ter problemas de sono como insônia, sonolência diurna e síndrome das pernas inquietas.

Mas afinal, o que é a azia? Essa sensação de queimação que ela causa é devido ao ácido do estômago que flui de volta até o esôfago. Mas aqui está uma boa notícia: é possível diminuir esse desconforto com algumas dicas simples. Vamos lá?

1. Escolher os alimentos certos

frutas

Uma das melhores formas de prevenir a azia antes de dormir é evitar alimentos gordurosos ou fritos no jantar, e também álcool e nicotina. 

Outra sugestão importante: tenha sua última refeição do dia pelo menos três horas antes de deitar. Dessa forma você dá tempo suficiente para seu corpo avançar na digestão do alimento.

2. Adaptar sua posição na cama

sono-confortável

Dormir em seu lado direito pode causar sintomas de azia. No entanto, dormir em seu lado esquerdo pode aliviar o desconforto. 

Isso acontece porque essa posição ajuda a relaxar o esfíncter esofágico inferior, que está localizado entre o estômago e o esôfago. Dormir com a parte superior do seu corpo mais alta também pode ajudar, e por isso usar travesseiros mais altos ou fazer um calço na parte superior da cama também é recomendável.

3. Vestir roupas confortáveis

roupas-confortáveis

Não durma com algum pijama que seja apertado. Roupas confortáveis ajudam a combater a azia ao tirar a pressão externa ao seu abdômen enquanto você descansa.

4. Acompanhar o seu peso

acompanhar-peso
Alguns kilinhos a mais podem colocar pressão sobre seu abdômen e estômago, invertendo o sentido do ácido para voltar a esôfago. Converse com seu médico ou nutricionista sobre qual deve ser o seu peso ideal, e tente manter uma balança em casa para acompanhar seu progresso.
      

Com essas dicas você será capaz de desfrutar de um sono mais tranquilo, mas se ainda assim a azia perturbar o seu sono com frequência é melhor consultar um médico. Dessa forma você não apenas diminuirá seu desconforto, mas também vai descobrir se é uma situação mais grave que o comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *